17.05.2021

Teste prático Xelletor - Como a nova máquina se comprovou

As novas máquinas Xelletor da Flottweg estão no mercado há mais de 2 anos. Neste contexto, muitos clientes trocaram sua centrífuga decantadora da série C por uma centrífuga decantadora Xelletor. A parte boa foi que apenas o conjunto rotativo precisou ser substituído. Rainer Moosner, Gerente de Serviços na Flottweg, conta sobre sua experiência com a nova centrífuga decantadora.

interview-xelletor-expert_13 Entrevista com Rainer Moosner sobre a nova centrífuga decantadora.

As máquinas Xelletor já vêm sendo usadas há mais de dois anos. Como foi o feedback do cliente?

Como parte do programa Xelletor, a unidade rotativa da série C foi substituída pela unidade da série de modelos sucessores Xelletor (série X). Para isso, a máquina não foi substituída inteira, apenas a unidade rotativa de maneira "plug & play". Os primeiros projetos nos quais a unidade Xelletor foi usada foram muito positivos.

Um exemplo disso é a estação de tratamento de Günzburg. Aqui, o rotor de uma máquina C4E foi substituído pelo sistema Xelletor da máquina X4E. A equipe de serviço determinou antecipadamente quais resultados seriam possíveis em termos de rendimento de lodo, tempo de operação, etc. A Flottweg conseguiu superar significativamente esses resultados após um ano de operação.

Como funciona nossa centrífuga decantadora Xelletor em testes da vida real? Quais são os benefícios?

Os benefícios claros oferecidos pela nossa linha Xelletor são demonstrados por um teor maior de matéria seca e menor consumo de polímero e energia. Em uma estação de tratamento de águas residuais, por exemplo, um teor de matéria seca 2,5% maior foi alcançado. Com duas máquinas, a estação de tratamento foi capaz de economizar custos de descarte de 200.000 euros por ano.

Em nossos testes, determinamos que poderíamos alcançar um teor mais alto de matéria seca ou um consumo menor de polímero. No entanto, a centrífuga decantadora Xelletor sempre reduz o consumo de energia em virtude de seu design.

Assim, seria possível atingir economias no consumo de polímero e aumentar o teor de matéria seca ao mesmo tempo. Isso depende da taxa de alimentação do lodo. Quanto mais eficiente for a desidratação do lodo, melhores serão os resultados.

Quanto tempo leva para substituir uma unidade rotativa?

A substituição do rotor levou cerca de 3 a 4 horas. Depois disso, o cliente pode continuar operando sua máquina como antes. Em seguida, oferecemos suporte ao cliente durante 3 a 4 dias da semana. Durante esse período, instruímos o cliente sobre como ajustar os diversos parâmetros. Dependendo das suas necessidades, os clientes poderiam operar a máquina sozinhos por uma ou duas semanas. Isso é importante para resolver quaisquer problemas que possam surgir. Além disso, o cliente se sente confiante ao usar a máquina.

Frequentemente, há preocupações com o fechamento da máquina ou com relação ao desgaste. Quais são os valores empíricos aqui?

A série Xelletor tem uma estrutura de parafusamento com barras. O benefício: Como não há corpo do parafuso, logicamente isso significa que não há acúmulo de depósitos nele. Nossas máquinas Xelletor já estão em uso há dois a três anos e ainda não conseguimos identificar nenhum desgaste significativo nas máquinas. Se forem necessários reparos, a Flottweg pode reparar a máquina de maneira relativamente fácil, sem precisar remover toda a estrutura.

Quem, em particular, poderia se beneficiar da série Xelletor? Existe um tipo de referência?

No geral, depende sempre do tamanho da estação de tratamento. Fatores como o tempo de funcionamento da máquina também devem ser considerados. Basicamente, quanto maior a estação de tratamento, mais econômico o investimento.

Existe alguma experiência em relação ao período de amortização?

Para citar um exemplo específico: Nós testamos e vendemos com sucesso a série Xelletor nas estações de tratamento em Erlangen e Darmstadt, na Alemanha. Nesses locais, o período de amortização foi de um ano.

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide