31.05.2019

Flottweg premiada com o German Innovation Award in Gold

Pela segunda vez, em 28 de maio de 2019, no âmbito de uma festividade solene no Museu Técnico em Berlim, foram homenageados os vencedores do German Innovation Award. Mais de 350 visitantes convidados da economia, política e mídia aceitaram o convite exclusivo. O outorgante do prêmio de inovação é o Conselho para Design, que foi fundado em 1953 por iniciativa do Parlamento Alemão. A Flottweg estava entre os premiados da noite.

german-innovation-award A cerimônia de premiação do German Innovation Award – A Flottweg é um dos ganhadores

A empresa de Vilsbiburg convenceu com a sua centrífuga industrial Xelletor e foi premiada na categoria »Excellence in Business to Business – Machines & Engineering« com o German Innovation Award in »Gold«.

Com o objetivo de obter uma máxima eficiência de separação, os engenheiros e técnicos da Flottweg sempre questionaram de forma radical o conceito de centrífugas da empresa. Inspirados pela construção leve de carros esportivos e motocicletas de alto desempenho, surgiu a ideia de um novo projeto de centrífugas. O elemento central – rotor e rosca transportadora do decanter – teve um desenvolvimento totalmente novo. Assim o novo sistema Xelletor coloca a desidratação centrífuga de lodo em estações de tratamento de água em um novo patamar de evolução. O resultado é uma rosca transportadora totalmente desprovida do corpo da rosca transportadora.

"A desidratação de lodo de clarificação faz parte do padrão na operação de estações de tratamento de água. Uma vez que o lodo normalmente precisa ser transportado, as empresas operadoras têm um interesse em separar o máximo possível de água do lodo para reduzir o peso e, consequentemente, economizar custos. A destinação por si do lodo de clarificação já representa até 80 por cento dos custos operacionais. Com o inovador sistema Xelletor da Flottweg, uma centrífuga de alto desempenho especialmente projetada, é possível obter economias adicionais de até 10 por cento na quantidade de lodo e, ao mesmo tempo, uma redução do consumo de energia de até 34 por cento. Um desempenho adicional desta natureza no processo de separação mecânico com um consumo consideravelmente menor, redefiniu os padrões na área de centrífugas industriais", conforme justificação dos jurados do German Innovation Award.

Com o German Innovation Award o Conselho para Design premia inovações progressistas, que mostram um efeito sustentável e que proporcionam um adicional para o usuário. Havia um total de 695 submissões, entre elas, de gigantes do ramo como Samsung, Bosch, Deutsche Telekom ou do grupo suíço ABB, bem como de Hidden Champions e Start-ups.

"O foco no usuário é o ponto central da avaliação das inovações submetidas. Ele é a característica diferencial do German Innovation Award", explica Andrej Kupetz, Gerente Geral do Conselho para Design. "Isso é especialmente bem-sucedido quando os futuros usuários são envolvidos desde o início no desenvolvimento do produto e do design. Muitas empresas reconheceram isto e apostam em métodos correspondentes para desenvolver um produto ideal. "

Conselho para Design – o outorgante

O German Innovation Award é promovido e realizado pelo Conselho para Design, que foi fundado em 1953 pelo Parlamento Alemão e concedido pela Federação das Industrias Alemãs. Há mais de 66 anos a fundação persegue o objetivo de fomentar a competitividade de empresas alemãs.

Através de competições, feiras, conferências, seminários e publicações ela presta uma contribuição importante para a transferência de conhecimento nos temas design, inovação e marca. Atualmente fazem parte do Conselho para Design mais de 300 empresas nacionais e internacionais, que empregam mais de 3 milhões de colaboradores.