29.05.2020

Motice - Maior valor e mais valor agregado

Com o monitoramento de condição, a Flottweg SE está acompanhando uma ofensiva de digitalização com foco na confiabilidade e eficiência de plantas de produção. Com o Motice, os usuários têm um sistema que trata de falhas para manutenção antecipadamente. Alterações críticas nas condições dos rolamentos da bacia de decantador indicam antecipadamente que uma manutenção será necessária em breve. Frank Ebert está disponível para responder perguntas sobre o plano de fundo técnico e econômico desse trabalho.

motice-interview_26

Sistemas de monitoramento de condições (CMS) fornecem previsões de desgaste e falha, tornando os reparos planejáveis e o tempo de inatividade menos frequente: Sinais da máquina oferecem valor agregado, uma vez que sinais predefinidos podem ser utilizados para detectar desvios que advertem sobre aumentos de desgaste. Logo, falhas podem ser prevenidas. Análises também revelam dependências entre dados e permitem tirar conclusões sobre manutenção e reparos.

Frank Ebert, engenheiro de desenvolvimento de sistemas mecatrônicos na Flottweg SE, fala sobre como o planejamento pode ser melhorado com o Monitoramento de Condições, um monitoramento de máquina baseado em sensores nos decantadores, e sobre como isso afeta a disponibilidade.

Sr. Ebert, com o Motice você ensinou uma máquina a ouvir. Como funciona a predição e identificação das diferentes condições dos rolamentos?

"A geometria de cada rolamento tem sua própria impressão digital. As frequências relativas a danos no rolamento são armazenadas no Motice e monitoradas de modo inteligente e contínuo. O Flottweg Motice detecta o início do dano no rolamento. Com uma vida útil operacional de até três meses, ainda haverá tempo suficiente para uma análise precisa e uma designação de manutenção planejada com eficiência. Principalmente, utilizamos uma curva de envelope para monitoramento das condições de rolamentos, na qual frequências individuais são exibidas e monitoradas individualmente. Se os valores limite definidos forem excedidos, o sistema reage imediatamente e pode determinar exatamente se o dano afeta o anel externo ou o interno."

Antes/depois da consideração: Como os dados de condição eram coletados anteriormente e quais são os benefícios do Motice?

"Até hoje, havia apenas dispositivos de corte automáticos voltados para a segurança, por exemplo, quando a vibração geral da máquina está muito alta. Componentes individuais não eram monitorados até hoje. Outra diferença é que um CMS nunca causa o desligamento da máquina. Ele apenas monitora a máquina continuamente e relata desgaste emergente antecipadamente. Também é concebível que a vibração de motores e parafusos poderia ser controlada, o que tornaria um CMS ainda mais significativo."

De que maneira isso muda a manutenção para o usuário e o que isso significa para a equipe de serviço da Flottweg?

"É óbvio que a manutenção dos rolamentos está cada vez mais planejável. Rolamentos suspeitos podem ser substituídos precocemente e, se um serviço for necessário, apenas o rolamento específico terá que ser substituído. Isso economiza dinheiro para o cliente e tempo para a equipe de serviço que, após o treinamento, poderá realizar suas tarefas de modo digital. Além disso, o departamento de serviço recebe uma ampla variedade de responsabilidades que variam desde uma avaliação de dano, até um diagnóstico exato via manutenção remota no PC.

Qual é a diferença entre Monitoramento de Condições e manutenção preventiva?

"Uma coisa leva à outra. Sem um CMS, a manutenção preventiva orientada não é possível. A manutenção pode ser coordenada com perfeição apenas quando os dados relativos à condição (do máximo de componentes quanto possível) são avaliados individualmente e registrados de modo permanente.

Qual é o seu conselho para empresas que pretendem implementar a manutenção preditiva?

"É muito importante considerar o caminho de manutenção separadamente. Estamos mudando de uma manutenção dependente do dano, corretiva ou reativa, como ainda é comum atualmente, para uma manutenção preventiva ou preditiva, que reduz o risco de falha mas também reduz os intervalos de manutenção. Apenas depois, a manutenção orientada a condições com o monitoramento baseado em sensores poderá ser realizado com o Motice. O estágio subsequente da expansão resulta na manutenção preditiva, que utiliza dados de modelo para prever dados de condições futuras."

Os clientes ainda estão relutantes em usar a manutenção preditiva porque o acesso aos dados de suas máquinas deverá ser concedido?

"Realmente, essa é uma questão importante que gera ceticismo entre os clientes. Para evitar isso, o Flottweg Motice possui um sistema de controle dedicado que é separado do sistema de controle principal. Isso significa que podemos acessar o Flottweg Motice apenas através de acesso remoto, e que os dados são fornecidos apenas sobre as condições dos rolamentos, da velocidade utilizada e dos tempos de operação. Portanto, parâmetros de processo específicos do cliente são retidos com segurança pelo cliente. Isso requer aprovação do cliente, o que significa que o cliente sempre terá autoridade sobre seu sistema e seus dados."

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide