02.06.2017

Desempenho "sólido" - A Flottweg foi nomeada para o prêmio de inovação

O decanter OSE da Flottweg está entre os produtos e desenvolvimentos mais inovadores do leste da Baviera. As doze ideias e projetos mais progressistas foram nomeadas para o prêmio de inovação do jornal econômico em 2016. 200 representantes da área de economia e ciência decidiram o ganhador.

premio-de-inovacao Cada uma das doze empresas participantes recebeu um certificado da nomeação.

O decanter OSE da Flottweg competiu com outras ideias criativas como um campo de aspargos aquecível ou uma nova invenção do motor Otto. Somente após uma nova rodada de decisões o sistema dispensador, livre de CO2, da Krones AG terminou como ganhador.

A nomeação para o prêmio de inovação evidencia o alinhamento futurista da Flottweg. Com o decanter OSE a empresa cria uma possibilidade inovadora e ecológica para o espessamento de lodo de clarificação com base em polímeros de amido. O floculante polimérico à base de amido (pFM) é uma alternativa ecologicamente correta ao pFM sintético convencional.

Em sistemas convencionais o uso de floculantes é necessário para o espessamento de lodo, para atingir um grau de eficiência normal. Em comparação ao polímero sintético, os floculantes à base de amido de ervilha ou de batata são mais rápida e facilmente degradáveis na natureza.  Muitas vezes o lodo excedente espessado é usado como fertilizante em áreas rurais. Por isso, a degradação rápida do lodo e dos componentes é um fator importante para a proteção ambiental. Contudo, em sistemas convencionais a mudança para o floculante ambientalmente amigável muitas vezes leva a elevadas perdas de rendimento.

Somente o decanter OSE da Flottweg torna o uso de polímeros de amido rentável, sustentável e eficiente no espessamento de lodos. A centrífuga decanter provê um espessamento de lodo ideal e atinge – também com o uso do pFM à base de amido – um grau de separação > 95%. Quantidades muito pequenas de polímeros são suficientes para atingir um alto rendimento com simultâneo dispêndio mínimo de energia.