06.10.2019

Uma nova aquisição vale a pena – Teste comparativo bem-sucedido da série Xelletor

Um antigo ditado alemão diz “A vassoura nova varre melhor”. Este ditado vale também no setor da tecnologia de separação moderna. A nossa centrífuga decanter Xelletor é a prova de que a aquisição de uma centrífuga nova compensa já após alguns meses. Isto se deve, principalmente, à maior eficiência e aos custos operacionais reduzidos.

dewatered-sludge-with-xelletor_23 O resultado: 2% mais matéria seca no lodo de clarificação desidratado

A associação de tratamento de efluentes Unterer Neckar atribuiu a um escritório de engenharia a tarefa de identificar possíveis economias para a estação de águas residuais. Neste contexto, a Flottweg foi contratada para otimizar a desidratação do lodo de clarificação acumulado. A estação de águas residuais da associação de tratamento de efluentes Unterer Neckar já tem duas centrífugas Flottweg Z4D em operação desde 1997.

Em abril de 2019, um teste comparativo foi realizado com a nossa nova série Xelletor. Com o sistema Xelletor, a Flottweg desenvolveu um conceito de centrífuga até então exclusivo, especialmente para a alta desidratação do lodo de clarificação. O resultado: um desempenho maior, com menos consumo e a mesma qualidade!

Em comparação com as máquinas que já se encontravam em operação, a nova centrífuga decanter obteve resultados visivelmente melhores.  Assim, o teor de matéria seca na descarga é 2% maior, o que reduz os custos de descarte em até 10%.

Além disso, uma quantidade significativamente menor de floculantes é necessária. No total, a nova centrífuga economiza 5 kg de polímero por tonelada de matéria seca, o que também reduz drasticamente os custos operacionais.

O resultado do teste comparativo mostra que os custos de aquisição podem ser amortizados dentro de dois anos e meio.

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide