29.01.2024

Separação sofisticada para planta de processamento de farinha de peixe

A separação eficiente de água, sólidos e óleos tem sido um processo tranquilo por quase duas décadas na Ocean Protein, a única fábrica de processamento de farinha de peixe no estado de Washington, nos Estados Unidos da América. A empresa transforma "lixo em tesouro" usando duas Tricanters® fáceis de usar para coletar resíduos de peixe que, de outro modo, seriam descartados no mar ou enviados para fora do país, e os transforma em produtos que são usados em aquicultura, ração para gado e animais domésticos.

"Uma das razões pelas quais escolhemos as Tricanters® Z4E da Flottweg em vez das tradicionais decanters foi porque nosso produto não processa bem com um separador de alta velocidade", explicou Rick Crume, gerente de fábrica da Ocean Protein. "Dessa maneira, foi possível realizar tudo o que precisávamos com menos equipamentos.  Esta era uma questão importante para nós." Uma Tricanter® separa três fases simultaneamente, o que tradicionalmente requer um processo de duas etapas, usando uma decanter para separar a água e o óleo dos sólidos, e então um separador para separar a água e o óleo.

2024-oceanprotein-1

As Tricanters® foram instaladas em 2005, o mesmo ano de construção da unidade em Hoquiam, Washington. A fábrica produz uma média de 4.000 MT de farinha, 670 MT de óleo e 80 MT de farinha de ossos por ano. A Ocean Protein, uma empresa irmã da Ocean Gold Seafoods — com a maior capacidade de volume para o processamento de peixes na costa oeste — busca inovações tecnológicas e sustentáveis na indústria.

A empresa reconhece que seus esforços para atingir as metas de maior sustentabilidade ambiental, desenvolvimento comunitário e empregos locais têm seus desafios. O maior entre eles é o desafio de conter e limitar o odor, que é um subproduto natural do processamento de farinha de peixe. No início, a empresa lutou para fazer com que os padrões de controle de odor, então vigentes no setor, se adequassem às necessidades exclusivas de uma comunidade em que as linhas industriais e residenciais estão tão próximas. Mas, em cooperação com agências reguladoras como a Olympic Region Clean Air Agency (ORCAA) e o Departamento de Ecologia (DOE), a Ocean Protein comprometeu-se com mais de US$ 5 milhões no avanço de novas tecnologias de controle de odores.

Essa dedicação levou o DOE a declarar em um relatório de 2007 que a Ocean Protein estava utilizando "a melhor tecnologia disponível" para controle de odores. E a empresa continua a aprimorar cada vez mais seus processos, a fim de garantir que os benefícios que traz para a comunidade não sejam superados por nenhuma repercussão negativa de seus processos.

2024-oceanprotein-2

O processo de separação de farinha de peixe

Crume explicou que os restos de peixe são essencialmente cozidos — semelhante a como se cozinha um assado. Assim como um assado solta "sucos" no recipiente, o mesmo acontece com o peixe no processo de cozimento. Este "suco" é então processado para remover o óleo do líquido. Em seguida, o líquido é processado para recuperar todas as proteínas restantes e produzir a farinha de peixe e os produtos solúveis de peixe.

"Primeiro, cozinhamos o peixe e, em seguida, prensamos para remover um pouco do líquido e da umidade", explicou ele. "O produto sólido vai para um secador para ser seco. Tudo o que resulta da prensagem vai para a Tricanter® da Flottweg. Isso envolve a polpa com todo o óleo, água e sólidos. Usamos a Tricanter® para separar a água, os sólidos e o óleo. Os sólidos retornam ao secador com o restante dos sólidos. A água vai para um evaporador e o óleo vai para um tanque de óleo de peixe. Não precisamos de mais nenhum polimento. A partir dessa máquina, o produto vai diretamente para a venda a granel."

A Ocean Protein instalou as duas Tricanters® Z4E quando a fábrica foi construída em 2005. As mesmas máquinas continuam funcionando com eficiência e manutenção relativamente baixa. "Nós só podemos operar a um determinado gpm, então, uma vez que descobrimos nossa melhor configuração, aperfeiçoamos o processo e não tivemos nenhum problema", disse Crume. "As Tricanters® requerem pouquíssima manutenção. Podemos fazer pequenas manutenções aqui na fábrica, mas quando precisamos de balanceamento ou algo mais complicado, o que não é muito frequente, enviamos as máquinas de volta para a Flottweg e eles as devolvem com um relatório de inspeção completo, recomendações e fotos. É um processo muito tranquilo."

2024-oceanprotein-3

Como a tecnologia funciona

No processo de separação clássico, os sólidos são separados de um líquido, ou dois líquidos de diferentes densidades são separados. Mas muitas vezes os dois se juntam. A Tricanter® permite a separação contínua de três fases (sólido-líquido-líquido) em um único processo. Isso é eficiente no tratamento de polpas oleosas, na produção de amido e na recuperação de gordura.

Há mais de 40 anos, a Flottweg desenvolveu a Tricanter® para separar três fases em um único processo simultâneo. Os pré-requisitos para isso são que os líquidos não sejam solúveis uns nos outros, que tenham densidades diferentes e que a fase sólida tenha o maior peso específico. Com base nisso, o sistema de impulsor especialmente projetado oferece resultados de separação ideais.

A separação de três fases oferece aos usuários várias vantagens. A combinação das etapas de processamento elimina a necessidade de etapas de separação adicionais, o que resulta em economias consideráveis de custos. Além de sua alta seletividade, a Tricanter® é particularmente atrativa devido à sua versatilidade. Ela pode se adaptar às mudanças nas condições de alimentação a qualquer momento.

2024-oceanprotein-4

O design e o funcionamento da centrífuga de três fases da Flottweg são semelhantes aos de uma decanter (com separação de duas fases). Os sólidos se depositam na parede interna do tambor quando submetidos a força centrífuga. A rosca é a ferramenta de transporte. A diferença na decanter está na descarga de duas fases líquidas distintas. Com a Tricanter®, a fase líquida pesada é descarregada sob pressão através de um impulsor ajustável, e a fase líquida leve através da gravidade. O impulsor possibilita o ajuste preciso da profundidade do tanque durante a operação, permitindo uma adaptação rápida e precisa às mudanças nas condições de alimentação — sem interromper a operação.

A Tricanter® é particularmente fácil de operar e manter, graças ao seu design compacto otimizado para a aplicação. Um processo motorizado é possível com ajuste do impulsor por meio de um atuador controlado pela HMI. Durante a fase de viabilidade, a Flottweg usa seus laboratórios de última geração para analisar o material de amostra de um cliente, a fim de determinar o melhor maquinário e processo. Cada sistema de separação é personalizado para realizar uma tarefa de separação específica.

Resultados

Crume já conhecia a eficiência e as vantagens de usar uma Tricanter® do trabalho com outra empresa, antes de se juntar à Ocean Protein em seu início.  "Para mim, foi muito fácil escolher as Tricanters®", disse Crume. "Nós as instalamos na Ocean Protein e nunca nos arrependemos. O treinamento para nossos operadores foi tranquilo e a manutenção continua sendo algo com que não precisamos nos preocupar muito. Quase 20 anos após a instalação, elas ainda funcionam com a mesma eficiência que em 2005."

Autor: Daniel Lakovic, gerente de desenvolvimento de negócios na Flottweg Separation Technology Inc.

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide