01.12.2020

Sucesso da Flottweg na estação de tratamento de águas residuais de Zelenograd

Em Zelenograd, Moscou, as centrífugas decantadoras da Flottweg foram instaladas na estação de tratamento de águas residuais para o desaguamento mecânico de lama excedente ativada. A estação de tratamento de águas residuais de Zelenograd foi comissionada em 2000, projetada para uma capacidade de 140.000 m³/dia. A estação trata esgoto do distrito de Zelenograd e Moscou adjacente, incluindo os empreendimentos residenciais de Andreevka, Zhilino, Rzhavki, Mendeleevo e o vilarejo de Luginino.

wwtp-zelenograd_23

A JSC Mosvodokanal administra a usina de tratamento de resíduos Zelenograd desde 2013. A JSC Mosvodokanal oferece serviços de abastecimento de água e esgoto para a região de Moscou, sendo a maior empresa de água da Rússia.

O fluxograma de processos para o tratamento de águas residuais inclui:

• Tratamento biológico: grade de três vias, desgaseificador, bacias de fósforo e aerotanques (projetados para a remoção de elementos biogênicos) e tanques de configuração secundária
  • Tratamento avançado: filtros de alta taxa com esterilização UV

As instalações de tratamento de águas residuais em Zelenograd foram projetadas originalmente sem uma bacia de tratamento de lama. A lama excedente ativada fluiu para um sistema de descarte de águas residuais centralizado, passando para a estação de tratamento de resíduos de Kuryanovskie, em Moscou. Para resolver esse processo complicado e caro, as instalações de tratamento de resíduos de Zelenograd foram reconstruídas para incluir uma estação de desidratação de lama mecânica.

Quatro decantadores da série X da Flottweg (Xelletor) com um complexo de condicionamento de polímero foram instalados na estação de tratamento de águas residuais. A capacidade de cada decantador é de 840 m3/dia (intervalo de 20–60 m3/hora). As novas máquinas da Flottweg são superiores às suas antecessoras em eficácia de desidratação, estabelecendo novos padrões de produção, capacidade de desidratação, polímero e consumo de energia.

As centrífugas decantadoras foram equipadas com uma unidade de acionamento Simp Drive® para gerenciar as diferenças de velocidade de rolagem e da bacia de decantador. A unidade de acionamento mantém a umidade especificada do rejeito desidratado, garantindo um torque constante no transportador helicoidal do decantador. Os decantadores da Flottweg controlam e mantêm automaticamente a velocidade de rotação da bacia e a velocidade diferencial de rolamento. A medição da solução floculante necessária é controlada em tempo real.

Com os decantadores da Flottweg no local, a lama excedente ativada desidratada é simplesmente transferida para recipientes hermeticamente fechados especiais e entregue a empreiteiros licenciados para o descarte seguro.

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide