10.02.2021

5 Fatos sobre a produção de alternativas ao leite à base de vegetais

Por diversos motivos, cada vez mais consumidores estão trocando o leite de vaca por alternativas ao leite à base de vegetais. Em uma breve entrevista, Andreas Metzenauer, que trabalha como engenheiro de vendas da Flottweg, nos conta alguns fatos interessantes sobre a produção de alternativas ao leite à base de vegetais.

expert-interview-plant-based-milks_14

O que é uma alternativa ao leite à base de vegetais?

Uma alternativa ao leite à base de vegetais é um extrato vegano à base de água, feito de várias matérias-primas à base de vegetais, sem a adição de produtos lácteos de origem animal. Dependendo da receita, vitaminas, minerais, óleos e sabores adicionais são adicionados para se obter um substituto completo do leite.

Como ela é feita?

A matéria-prima é misturada com uma certa quantidade de água e triturada até a polpa. Durante um período de tempo definido, as proteínas e ingredientes são extraídos a uma certa temperatura. Em seguida, o amido é convertido em açúcar em uma fração enzimática. Na próxima etapa, o leite vegetal é separado das fibras de plantas extraídas usando centrífugas industriais. Dependendo da receita, o leite vegetal é então homogeneizado com óleo comestível e misturado com vários ingredientes e, em seguida, aquecido e finalmente engarrafado.

Por que são necessárias centrífugas para produzir alternativas ao leite à base de vegetais?

As centrífugas são os tipos mais eficientes de máquinas para separar o leite da polpa do produto. Forças g elevadas resultam em clarificação máxima e secagem ideal do bolo, incluindo uma alta taxa de fluxo. As máquinas modernas são definidas de acordo com os mais recentes padrões de design higiênico e podem ser facilmente integradas em uma linha de processamento totalmente automatizada, incluindo a limpeza CIP.

O que é importante ao selecionar o fornecedor de centrífugas certo?

Desempenho confiável e eficiente da máquina, facilidade de uso, baixos custos de serviço e limpeza eficiente são decisivos para o processo do cliente. A Flottweg integra alguns recursos em suas máquinas, resultando na máxima disponibilidade e flexibilidade para o cliente. Esses recursos incluem o exclusivo sistema de impulsor, a caixa de engrenagens Simp Drive® e um design higiênico otimizado. A interface de usuário InGo da Flottweg recebeu o Prêmio Alemão de Design 2018 por sua usabilidade intuitiva.

Posso processar diferentes matérias-primas usando a mesma máquina?

Dependendo da qualidade desejada do produto e do design da máquina, diferentes matérias-primas podem ser processadas na mesma linha. O fabricante deve prestar atenção especial à rotulagem de alergênicos em seus produtos finais.

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide