21.02.2022

Greenway WWTP de London (Ontário) escolhe centrífugas para desidratação de lodo

Localizada às margens do rio Thames, a estação de tratamento de águas residuais Greenway, em London (Ontário), usa lodo de instalações de tratamento de seis outras cidades. Na chegada, a desidratação de lodo é obtida usando duas centrífugas C7E da Flottweg.

Contexto

Em 2012, a planta da Greenway decidiu substituir suas prensas de banda por centrífugas Flottweg. "A secura do lodo pode afetar muito a sobrecarga", disse Geordie Gauld, gerente de divisão da planta da Greenway. Ao aumentar a secura do lodo de 24% para 25%, a planta conseguiu incinerá-lo em incineradores sem o auxílio de gás natural. Isso resulta em uma economia anual de cerca de US$ 700.000. "As centrífugas também produzem concentrados mais limpos e consistentes", afirma Gauld.

A desidratação de lodo é obtida usando duas centrífugas que operam continuamente, enquanto uma fica em modo de espera. Localizada às margens do rio Thames, a estação de tratamento de águas residuais Greenway, em London (Ontário), usa lodo de instalações de tratamento de seis outras cidades.

O desafio e a solução

Atualmente, a planta trata aproximadamente 17.000 toneladas de lodo seco por ano. Depois de incinerado, as cinzas são transportadas para um aterro sanitário adjacente.

"O controle de odor foi um problema", disse Angelo Marcoccia, gerente de manutenção da planta da Greenway. "Com uma centrífuga, tudo fica contido, o que reduz muito o odor. Isso também reduz a bagunça que resultava das prensas de banda, que frequentemente derramavam."

A planta conta com três centrífugas C7E da Flottweg. Duas operam continuamente, enquanto uma fica em modo de espera. As máquinas são alternadas para o modo de espera em intervalos programados, momento em que passam por manutenção preventiva.

A equipe de engenharia da Flottweg analisou o processo da planta e incorporou o equipamento auxiliar no sistema de controle fornecido. Por exemplo, as bombas de alimentação de lodo e os sistemas de alimentação de polímero são controlados pelos controles da Flottweg.

A mudança de prensas de banda para centrífugas não foi totalmente perfeita. Por exemplo, o consumo de polímero aumentou e as peças da centrífuga tendem a ser mais caras do que as peças da prensa de banda.

No entanto, esses custos adicionais foram mais do que compensados pela economia de gás natural e pelo fato de que há menos peças de desgaste em uma centrífuga, o que torna os reparos mais rápidos, reduzindo os custos de mão de obra. A maior compensação é que as centrífugas removem mais umidade, o que neste caso reduz a demanda do incinerador.

Durante a inicialização, a planta sofreu uma falha do rolamento em uma centrífuga. Com a ajuda da Flottweg, foi determinado que o problema estava em uma linha de concentrado incorretamente dimensionada. Desde que a planta instalou uma linha maior, as máquinas têm funcionado sem problemas.

No passado, o consumo de energia era uma grande preocupação com as centrífugas. No entanto, os motores de acionamento elétrico das centrífugas se tornaram mais eficientes. Além disso, a tecnologia da centrífuga evoluiu para aproveitar o giro para criar mais giro. Uma dessas inovações foi o Recuvane® da Flottweg, introduzido em 2012.

Dentro de uma centrífuga, a energia é necessária para acelerar o meio de separação líquido até a velocidade de operação. O líquido separado do sólido normalmente é descarregado sem pressão. Isso significa que a energia contida no líquido é perdida. O sistema Recuvane permite que essa energia de rotação seja recuperada por descarga centralizada direcionada, suportando, assim, o acionamento principal e reduzindo o consumo de energia. É possível economizar de 10% a 20% da energia de trabalho, dependendo da profundidade do tanque e da composição do lodo.

Os moinhos e turbinas de água também usam esse princípio para aproveitar a energia do fluxo de água para realizar o trabalho.

Melhorias adicionais na centrífuga incluem a otimização do sistema de acionamento ou, mais especificamente, a velocidade diferencial entre o tambor do decanter e a rosca transportadora do decanter. A velocidade diferencial determina o período de tempo em que o sólido permanece no tambor e, portanto, tem uma influência significativa no processo de separação. A velocidade do tambor e a velocidade diferencial podem ser ajustadas independentemente uma da outra durante a operação contínua. Esse controle só é possível com um mecanismo de transmissão especial.

Em 1995, a Flottweg inventou esse mecanismo de transmissão especial e o chamou de Simp Drive® (ou seja, engrenagem epicicloidal planetária especial).

Resultados

A mudança de prensas de banda para centrífugas ajudou a fábrica da Greenway a recuperar a confiabilidade e a consistência do sistema, e deve ser suficiente para cobrir a demanda pelos próximos 20 anos. O sistema ajudou a reduzir custos e simplificar operações. De acordo com Marcoccia, as máquinas C7E são muito mais fáceis de se trabalhar do ponto de vista da manutenção.

icon-envelope-big

Deseja saber mais sobre nossas soluções para o tratamento de lodos de clarificação?

Fale conosco ou escreva-nos.

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide