20.09.2021

Os investimentos em novas instalações de desidratação se pagam rapidamente

A desidratação de lodo de esgoto é a chave central para a redução massiva dos custos operacionais na maioria das estações de tratamento de esgoto em todo o mundo. Nas últimas décadas, as centrífugas decantadoras provaram ser um dos sistemas de separação mais adequados para esse tipo de desidratação precisamente. Isso não é surpreendente, já que as centrífugas decantadoras são duráveis, robustas e requerem pouca manutenção. No entanto, a longa vida útil dessas máquinas significa que muitas estações de tratamento de esgoto europeias ainda usam máquinas que estão em operação há várias décadas.

Dois operadores de estações de tratamento de esgoto na Finlândia aproveitaram a oportunidade e estão se concentrando na evolução tecnológica no campo da desidratação de lodo de esgoto. Em poucas semanas e meses, as novas centrífugas decantadoras da Flottweg reduziram os custos operacionais da desidratação do lodo de esgoto de modo tão massivo que a amortização era possível em pouco tempo.

Uma análise da estação de tratamento subterrânea de esgoto em Turku, na Finlândia. Uma análise da estação de tratamento subterrânea de esgoto em Turku, na Finlândia.

Desidratação de lodo de esgoto como a chave para a redução de custos

Durante o tratamento de águas residuais municipais, uma grande quantidade do chamado lodo de esgoto é produzido no final da cadeia de processo. Para transportar, reciclar, descartar ou incinerar o lodo desidratado, é essencial que o lodo tenha um alto teor de sólidos secos. Outros fatores importantes são o uso econômico de polímeros, água e energia, bem como o desgaste reduzido. Observando o balanço geral, cerca de 75% dos custos são atribuíveis ao descarte do lodo de esgoto, 15% ao consumo de polímero e ao restante a energia e outros custos auxiliares. A partir daí, pode-se concluir que um tratamento eficiente do lodo gera economias em todos esses três blocos de custo.

Por esse motivo, dois operadores de estações de tratamento de esgoto na Finlândia decidiram reorganizar seus processos de tratamento mecânico.

Nos porões da cidade estudantil - rápida amortização na estação de tratamento de esgoto de Turku

Turku, localizado onde o rio Aurajoki flui para o Mar Báltico, é a sexta maior cidade da Finlândia com quase 200.000 habitantes. A cidade é a sede do Arcebispo da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia e uma importante localização de pesquisa na Finlândia, com várias universidades, academias e empresas de pesquisa. A única estação de tratamento de esgoto da cidade é igualmente inovadora.

Turun seudun puhdistamo Oy é um provedor de serviços de tratamento de águas residuais de propriedade de 14 municípios. A empresa oferece aos seus proprietários serviços de tratamento de águas residuais de alta qualidade. A estação de tratamento de águas residuais da associação de águas residuais fica em Kakolanmäki. A planta processa as águas residuais industriais da região e de quase 300.000 habitantes na região de Turku. Construída completamente abaixo da cidade há vários anos, vista de dentro, a estação de tratamento de águas residuais tem a aparência de uma pequena cidade.

Até alguns anos atrás, todo o processo de desidratação de lodo de esgoto era realizado com duas centrífugas decantadoras mais antigas. Tendo em vista os resultados de separação fracos, decidiu-se então adotar uma abordagem proativa para o tratamento das águas residuais:

"A aquisição de novos sistemas de desidratação se tornou um tópico importante quando renovamos nosso contrato de tratamento de lodo em 2018. Decidimos lançar um procedimento de licitação para toda a UE, a fim de substituir nossas máquinas por decantadores modernos e, assim, atingir a secura máxima. A Flottweg foi uma das licitantes", explicou Jouko Tuomi, engenheiro de processos da Turun seudun puhdistamo Oy.

Após o exame detalhado e a consideração de vários fatores-chave, foi tomada a decisão de comprar duas centrífugas decantadoras da Flottweg.

Após dois anos de serviço, Jouko Tuomi recorda positivamente a decisão: "Nesses anos, economizamos € 150.000 nos custos de lodo ao ano, pois o teor de matéria seca aumentou cerca de cinco por cento. Ao mesmo tempo, economizamos cerca de €15.000 de polímero por ano em custos de energia de cerca de €3.000 por ano".

Como resultado das economias, os operadores da fábrica tiveram êxito em recuperar os custos de compra de uma máquina em apenas um ano.

Duas centrífugas da série C da Flottweg lidam com as águas residuais da cidade de Turku. Duas centrífugas da série C da Flottweg lidam com as águas residuais da cidade de Turku.

Enorme economia graças ao desempenho superior

Além disso, em outra cidade, foi recentemente decidido investir em uma nova estação de desidratação. A estação de tratamento de esgoto de Seinäjoki é projetada para o equivalente a 100.000 habitantes e atualmente opera a cerca de 90% da capacidade. No entanto, a estação de tratamento de esgoto também recebe da indústria suas águas residuais. Por exemplo, um grande laticínio próximo produz águas residuais um pouco mais gordurosas do que o normal.

A estação de tratamento de esgoto passa pelos 20 anos de tradição da centrífuga. Como a empresa estava satisfeita com a tecnologia devido aos seus baixos requisitos de manutenção e bons resultados, mais uma vez a empresa optou por uma centrífuga decantadora.

"Depois de discussões detalhadas com meus colegas de toda a Finlândia, também escolhemos uma centrífuga decantadora da Flottweg. Bons resultados foram obtidos em testes nacionais, portanto, a decisão não foi difícil," comentou Juha Korpi, gerente da estação de tratamento de esgoto de Seinäjoki.

Depois de apenas alguns meses de operação, surgiu uma imagem clara. A estação de tratamento de esgoto pode, atualmente, reduzir seus custos com tratamento de lodo em cerca de 25%. Essa também é a razão pela qual Juha Korpi está muito satisfeito com a sua decisão: "Estamos muito satisfeitos com a máquina da Flottweg. O comissionamento foi muito tranquilo e a entrega foi feita dentro do prazo. O alto desempenho da máquina nos permite amortizar o investimento dentro de aproximadamente 2 anos".

A premiada interface de usuário da Flottweg INGO garante uma operação segura graças a designs intuitivos. A premiada interface de usuário da Flottweg INGO garante uma operação segura graças a designs intuitivos.

Aclamação considerável no extremo norte

O objetivo mais importante da desidratação é maximizar a redução do volume de lodo de esgoto. Aqui é possível descobrir grande potencial de economia para estações de tratamento de esgoto em todo omundo. A decisão de usar tecnologia de separação de última geração para desidratação de lodo de esgoto está sendo compensadora. Os exemplos de Turku e Seinäjoki, na Finlândia, provam isso. Aqui, as economias são tão enormes que a compra é amortizada dentro de alguns meses. Portanto, vale a pena fazer uma comparação.

Sobre o autor

Nils Engelke

Nils Engelke é Gerente de Comunicações e Relações Públicas na Flottweg SE.

icon-envelope-big

Deseja saber mais sobre nossas soluções para o tratamento de lodos de clarificação?

Fale conosco ou escreva-nos.

Mais sobre nossas soluções

klaerschlamm-teaser

Tratamento de lodo de clarificação

hts-decanter-teaser