05.08.2021

Separando carne e óleo de peixe a bordo de um navio de pesca

Com 1.042 toneladas e 300 pés, o navio de pesca/processador  Starbound  pesca escamudo do Alasca no Mar de Bering e o processa a bordo em filés desossados e sem pele, carne picada e surimi. Há três anos, a empresa proprietária, Aleutian Spray Fisheries, Inc., decidiu cortá-lo pela metade para expandir a operação de processamento e adicionar uma planta de farinha, uma planta de óleo e duas linhas de surimi à embarcação de 240 pés. A modernização não ocorreu apenas no navio. Foi realizada uma revisão completa das operações de processamento, que exigiam decantadores Flottweg de alta eficiência e trabalho pesado e um Tricanter®.

A história

A Aleutian Spray Fisheries foi fundada em 1969 pelo arquiteto naval Henry Swasand com a aquisição do navio de pesca de caranguejo Aleutian Spray. À medida que a empresa cresceu nos anos 1970, devido ao rápido crescimento da pesca do caranguejo-real no Mar de Bering, outros membros da família Swasand se juntaram ao seu pai. Hoje, uma terceira geração de Swasands está ativa no gerenciamento da Aleutian Spray Fisheries. Durante o pico da indústria de caranguejo, a frota da Aleutian Spray Fisheries foi expandida para incluir os navios de pesca Starfish, Nordic Star, Starward e Starlite. Cada navio foi construído em estaleiros do noroeste do Pacífico de acordo com as exigentes especificações da família Swasand. Hoje, a frota da empresa também inclui três navios Longliner, bem como parcerias com duas embarcações de pesquisa. A empresa foi uma das pioneiras na americanização de grandes estoques de peixes demersais do Mar de Bering, que antes eram pescados, processados e comercializados por frotas estrangeiras. Os preços crescentes da farinha e do óleo de peixe levaram à ambiciosa modernização do Starbound em 2016. O navio modernizado inclui plantas de processamento de farinha de peixe e surimi a bordo.

A frota de pesca inclui o processador  Starbound e a frota móvel de freezers longline e navios de pesca combinados. Os produtos da Aleutian Spray Fisheries são totalmente processados e rapidamente congelados ou armazenados em água do mar refrigerada. A empresa participa do que são, indiscutivelmente, as pescas mais bem gerenciadas do mundo. A Alaska Pollock Fishery foi certificada como sustentável pelo Conselho de Manejo Marítimo, sediado em Londres.

O desafio e a solução

A empresa pesca o escamudo do Alasca no Mar de Bering e o processa em uma planta totalmente funcional a bordo do navio. Há três anos, a Aleutian queria aumentar a produtividade e diversificar sua produção. Isso exigia a instalação de uma planta de farinha e uma planta de óleo. O desafio levou a empresa até a tecnologia de separação da Flottweg, que planeja e fabrica equipamentos de separação bifásicos e trifásicos.

A bordo do Starbound, o equipamento da Flottweg é usado para separar a carne do líquido. Com as linhas surimi, a Aleutian também separa a farinha de peixe e o óleo de peixe usando um Flottweg Tricanter® para separar os sólidos do óleo e da carne.

"Antes da aquisição dos decantadores e do Tricanter®, tínhamos apenas uma linha de recuperação. Isso significa que apenas era retirada a carne da espinha", disse Karl Bratvold, gerente de operações do Starbound. "Há três anos, cortamos o barco pela metade e adicionamos uma planta de carne. Precisávamos de decantadores maiores. Mudamos toda a nossa fábrica, passando de apenas uma linha de recuperação para uma linha primária e secundária de surimi, e também acrescentamos a produção de farinha e óleo de peixe. O Tricanter® entrou em ação para o óleo de peixe. Os dois decantadores se destinam às nossas linhas primária e secundária de surimi."

A necessidade do equipamento da Flottweg foi baseada na expansão e na necessidade de aumentar a produtividade. "Nós literalmente cortamos o barco pela metade", explicou Bratvold. "O barco tinha 240 pés de comprimento. Nós o cortamos no meio e o separamos, instalando uma seção média de 60 pés no meio do navio. Em seguida, adicionamos o novo equipamento da fábrica e a planta de farinha e óleo."

O projeto de expansão levou 10 meses para ser concluído. E enquanto o Starbound realizava testes de água, era impossível testar a produção sem nenhum peixe. Isso significa que o primeiro teste real do equipamento aconteceu no mar na primeira viagem de pesca após a construção ter sido concluída. Por isso, o equipamento precisava ser confiável. "Esta é a parte complicada", disse Bratvold. "Você não pode testar a instalação se não tiver peixe. Nós reformulamos toda a fábrica. Sem testes, o equipamento tinha que funcionar, ou teríamos uma viagem de pesca desperdiçada." O desempenho do equipamento excedeu as expectativas. "Foi tudo muito tranquilo", disse Bratvold. "Nunca tínhamos usado Tricanters®. Os decantadores têm sido excelentes e nos permitiram produzir ainda mais do que esperávamos. Há uma curva de aprendizagem à medida que você avança, mas desde o início foi muito tranquilo."

A fábrica ocupa um nível inteiro no navio. Com cerca de 130 pessoas a bordo, o pessoal da fábrica representa cerca de metade disso. A outra metade é formada pela equipe de pesca, a tripulação do navio, os cozinheiros e outro pessoal. "Quando retornamos de uma viagem de 10 dias, temos uma descarga de 30 horas antes de voltar para o mar", disse Bratvold. "Quando voltamos para a costa, tudo foi processado. Fazemos surimi primário e secundário a bordo e usamos os decantadores para fazer farinha de peixe. Utilizamos o Tricanter® para separar os sólidos do óleo de peixe e, em seguida, também produzimos filés desossados e sem pele, além de carne picada. Ao voltar para o porto, o peixe está pronto para ser comercializado."

O produto é enviado para o McDonald's, Burger King e outras grandes cadeias em todo o mundo. A farinha vai para a Ásia e a maior parte do óleo é usada internamente.

A bordo do Starbound, o equipamento da Flottweg é usado para separar a carne do líquido. A bordo do Starbound, o equipamento da Flottweg é usado para separar a carne do líquido.

Como funciona

O design modular desta centrífuga decantadora significa que é possível ajustar-se de forma ideal a todos os tipos de tarefas de separação. O decantador da Flottweg dispõe de um rotor ajustável. Normalmente, o líquido clarificado sai de um decantador sem pressão. Como alternativa, é possível transportar o líquido clarificado para longe usando um rotor. Isso significa que ele circula num sistema fechado sob pressão. Outro desenvolvimento do rotor é o rotor ajustável. Nesta variante, um mecanismo de ajuste altera a posição do rotor. Como resultado, o líquido pode ser removido em diferentes diâmetros, otimizando, assim, também o desempenho de separação. Um mecanismo de ajuste faz com que a posição do rotor mude, alterando assim a linha de separação dos líquidos. Os resultados da engenharia de processo podem ser influenciados para alcançar o resultado de separação necessário.

A estrutura e a função do Tricanter® são similares àquelas de um decantador (separação bifásica). A diferença decisiva entre essas duas máquinas diz respeito à maneira como o líquido é descarregado. Há duas fases líquidas em um Tricanter®. Uma fase líquida "pesada" (maior densidade e descarregada sob pressão), bem como uma fase líquida "leve" (menor densidade e descarregada sem pressão). Um rotor ajustável descarrega a fase líquida "pesada", que o operador pode usar para ajustar a profundidade do tanque do líquido pesado sem dificuldade durante a operação contínua. Um mecanismo de ajuste faz com que a posição do rotor mude, alterando assim a linha de separação dos líquidos. Os resultados da engenharia de processo podem ser influenciados para alcançar o resultado de separação necessário. Isso normalmente exigiria um ajuste manual das placas de desgaste no rotor, o que pode ser demorado. Especialmente se isso precisar ser feito repetidamente. Seria como ter que tirar um pneu de um carro para enchê-lo com ar, para só conseguir verificar sua pressão depois de colocá-lo de volta no veículo.

Aplicações típicas para a separação trifásica

• Processamento de lodos contendo óleo de refinarias, tanques de óleo, etc.
  • Extração de gorduras e óleos de origem animal/vegetal
  • Fabricação de amido para separação de amido de trigo e glúten

Vantagens e benefícios para o cliente

• A maior pureza possível dos líquidos a serem separados ao usar o rotor
  • Outras etapas de processamento/estágios de separação podem ser dispensados ou não são mais necessários, oferecendo, assim, economia de custos para o proprietário da planta
  • Possibilidade de adaptar a qualquer momento às mudanças nas condições (produto na alimentação)
  • Possibilidade de automação
  • Produzido, fabricado e desenvolvido na Alemanha para a mais alta qualidade de produção possível
O navio de pesca Starbound pesca o escamudo do Alasca no Mar de Bering e o processa a bordo em filés desossados sem pele, carne picada e surimi. O navio de pesca Starbound pesca o escamudo do Alasca no Mar de Bering e o processa a bordo em filés desossados sem pele, carne picada e surimi.

Os resultados

"Fomos procurar um decantador e Tricanter® e encontramos a Flottweg", disse Bratvold. "Eles têm sido fabulosos. Eu aprecio muito a Flottweg - desde a venda de peças até o serviço. Eles cumprem o que prometem. Eles estão sempre presentes, e isso representa um suporte imenso. Eles escutam sobre como você usa a máquina, se adaptam a isso e fazem as modificações necessárias. Estamos em uma atmosfera remota e temos apenas um tempo limitado, por isso, é muito importante conseguirmos obter as peças e serviços necessários e termos pessoas nos atendendo. O suporte técnico também tem sido excelente. Quando temos dúvidas, elas são respondidas rapidamente. E nós temos várias perguntas, então isso realmente tem sido muito útil. Se alguém me perguntasse o que colocar a bordo, eu diria para colocar a Flottweg."

Sobre o autor

Daniel Lakovic

Daniel Lakovic é o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Flottweg Separation Technology Inc. Lakovic possui um BS em Negócios Internacionais e um MBA em Finanças.

Assista ao vídeo completo

icon-envelope-big

Dúvidas sobre as aplicações? Desejar descobrir mais?

Fale conosco ou escreva-nos!

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide