bier-stage-2.jpg

Produção de cerveja

Evitando ao máximo o desperdício de lúpulo e malte

Indispensáveis, do começo ao fim - Centrífugas industriais para clarificação e produção de cerveja

As etapas de clarificação e separação no processo de fermentação são importantes para a remoção de impurezas e turbidez da cerveja. A arte da fabricação de cerveja sempre se concentrou na pureza, na relação custo-benefício e, por fim, no sabor e no aroma. Nossos clientes combinam todos esses aspectos usando a tecnologia de separação de última geração da Flottweg.

Centrífugas para a clarificação e a produção de cerveja

O processo de fermentação com a tecnologia de separação da Flottweg

Transformar grãos em uma cerveja refrescante envolve um processo complexo. Em suas diversas formas durante a produção, a cerveja é criada passo a passo nos processos a quente e frio na cervejaria. As centrífugas altamente eficientes da Flottweg atendem aos requisitos específicos das cervejarias, ao mesmo tempo em que otimizam o processo completo para obter o máximo em produtividade com o mais alto nível de qualidade.

O processo de fermentação produz mais que apenas cerveja: Os grãos da fermentação, levedura excedente e lúpulo gasto são subprodutos que não desempenham mais nenhum papel na produção da cerveja. Existem também os efluentes, como terra diatomácea, que é uma forma usada na fabricação. Quando estes materiais residuais não são manipulados diretamente pelas cervejarias, eles também precisam ser vendidos ou descartados, o que resulta em custos com águas residuais, descarte e transporte. Além disso, são perdidos mosto e cerveja valiosos contidos no subproduto separado.

A prensa de correia da Flottweg permite um desaguamento mecânico eficiente, separando componentes líquidos dos grãos usados na fermentação. Os sólidos separados são adequados para continuar sendo processados, graças ao teor muito alto de substância seca. Assim, aquilo que seria resíduo das cervejarias passa a ser um recurso valioso.

Decanters, Sedicanters® e separadores Flottweg aumentam a eficiência do processo de fermentação: O decanter da Flottweg separa até 75% de mosto líquido do trub quente separado e o devolve ao processo de fermentação. O mesmo vale para as cervejas fabricadas no processo "dry hopping": quando o decanter é usado no processo a frio para a separação do lúpulo gasto, ele reduz as  perdas de mosto e cerveja. Sedicanter® é um conjunto de centrífuga extremamente eficiente que recupera a cerveja da levedura superior e inferior. Os separadores da Flottweg são usados principalmente nos estágios avançados do processo de fermentação. Eles otimizam os processos de fermentação e filtração ou são responsáveis diretamente pela clarificação final da cerveja.

Com muitas décadas de experiência na tecnologia de separação, a Flottweg encontra soluções personalizadas e abrangentes para processos de fermentação específicos. O equipamento pode ser integrado nas operações cotidianas e adaptado para os requisitos de controle de higiene das cervejarias. O design simples e robusto de todas as linhas de produção garante operação e manutenção fáceis. A base para isso, entre outras coisas, são os componentes de alta qualidade e resistentes ao desgaste que a Flottweg desenvolve e fabrica completamente na Alemanha.

Recuperação de mosto de trub quente

Separar o mosto, os resíduos do lúpulo e a proteína precipitada faz com que o trub quente se forme no whirlpool. Este trub quente ainda contém até 75% de mosto. Para evitar que esse mosto seja perdido, nossos clientes confiam nos decanters da Flottweg.

Primeiro nosso decanter separa o trub do mosto e depois o retorna ao processo de clarificação do mosto quente sob pressão. Isso reduz o custo de produção por hectolitro de cerveja e minimiza a perda de mosto.

E nem mencionamos os extras oferecidos pela Flottweg, nem a concorrência – recursos exclusivos que desenvolvemos internamente. Isso inclui o sistema Simp Drive®, que está em uso há muitos anos. O sistema de acionamento regula a velocidade diferencial automaticamente de acordo com o torque da rosca transportadora. Isso permite que o operador se adapte a diferentes estados de carga e maximize seu rendimento.

Resumo de todas as vantagens:

• Redução significativa da perda de mosto
  • Menores custos de produção por hectolitro de cerveja
  • Controle automático para um rendimento otimizado
adjustable-impeller

Mosto claro

• Impulsor ajustável para uma reconfiguração perfeita dos requisitos de diferentes receitas e trubs quentes
  • O mosto clarificado é descarregado sob pressão
optimized-process

Gerenciamento de processo otimizado

• Operação contínua e automática
  • Tempo de retenção mais curto no whirlpool

Recuperação de cerveja a partir do excesso de levedura

A melhor maneira de reduzir consideravelmente a perda de cerveja é recuperar a cerveja do excesso de levedura após a fermentação ou armazenamento.

Como diz o ditado alemão, seguimos o lema "prevenir a perda de lúpulo e malte" para gerar dois produtos valiosos a partir da recuperação da levedura. Primeiro, há a cerveja, que pode ser devolvida ao processo, depois há a levedura. Essa levedura pode ser vendida, por exemplo, para ser processada posteriormente na indústria alimentícia como um suplemento nutricional rico em vitaminas ou alimentação animal.

Processo simples, a mais alta qualidade, custos mais baixos – o Flottweg Sedicanter®

Este sistema lida com a cerveja em processo com o máximo cuidado. Além disso, ele também pode processar facilmente concentrações flutuantes de levedura de entrada.

• Perda de cerveja reduzida
  • Processamento de cerveja cuidadoso
  • Bolo de levedura com alto teor de sólidos secos
  • Menos efluentes
  • Fácil integração em processos existentes
hygienic-designcircle

Excelente fabricação

• Design da máquina adaptado especificamente aos altos requisitos de higiene das cervejarias
  • Fácil integração ao sistema CIP da cervejaria
beer-circle-icon

Processamento seguro e cuidadoso

Design inteligente para qualidade consistente do produto

Recuperação de cerveja a partir de lúpulo gasto - processo "dry hopping"

Nos últimos anos, o processo "dry hopping" passou de uma tendência, especialmente popular entre as cervejarias artesanais em ascensão, para uma técnica estabelecida em toda a indústria cervejeira. Se você perguntar a 100 produtores quando adicionam o lúpulo, receberá 100 respostas diferentes. Estamos sempre felizes em dar-lhe as informações necessárias para descobrir como você quer produzir, apesar da modernização e do uso de tecnologias mais novas.

Para cervejarias artesanais em particular, a personalidade de sua cerveja é muito importante. Uma pequena alteração no sabor da cerveja pode resultar em um aroma completamente diferente. Diferentemente das cervejarias industriais, uma cervejaria artesanal muitas vezes tem menos espaço e capacidade de produção, tornando ainda mais importante tirar o máximo proveito de seus recursos existentes.

Após a extração, os pellets de lúpulo dissolvidos se depositam no fundo do tanque de armazenamento, onde são tradicionalmente desviados para proteger o processo a jusante. Esse processo permite que os sólidos de lúpulo, bem como uma grande proporção de cerveja fresca, migrem para o canal.

O decanters da Flottweg separam os resíduos de lúpulo da cerveja de alta qualidade e devolvem essa cerveja ao processo de armazenamento e produção. Isso melhora o rendimento e, ao mesmo tempo, diminui a quantidade de efluentes.

Resumo de todas as vantagens:

• Redução significativa da perda de cerveja
  • Separação de partículas de até 99%
  • Menos carga em centrífugas e filtros de cerveja
  • Carga reduzida de efluentes
  • Completamente automatizável
  • Recuperação de cerveja adicional a partir do sedimento de levedura ou de portadores alternativos de sabores (ervas, frutas, manteiga de amendoim, café)
2018-service-circle

Limpeza eficiente

Todas as áreas "críticas", como o exaustor, rotor, descarga de sólidos e outras peças que entram em contato com o produto, são enxaguadas com a solução CIP ou especificamente limpas por um dispositivo de lavagem.

AC-series-circle

Alto rendimento

Ao ajustar a centrífuga a diferentes quantidades de lúpulo ou receitas, até 97% do volume da cerveja pode ser recuperado do sedimento de lúpulo.

Clarificação de cerveja

A filtração de cerveja é um dos maiores desafios para os produtores. A Flottweg reconhece isso e otimizou seu separador adequadamente.

Vida útil do filtro prolongada

O separador remove a maior parte da levedura da cerveja antes da filtração. Como resultado, a vida útil do filtro pode ser prolongada. Além disso, é necessário menos diatomito, o que reduz os custos de compras, manuseio e descarte associados ao filtro.

Ajustando a turbidez para cerveja de trigo e cerveja naturalmente turva

A sedimentação desigual é um grande desafio ao armazenar cerveja de trigo e cerveja naturalmente turva. No entanto, os separadores Flottweg são uma solução elegante para balancear essas flutuações de levedura. O produtor só precisa especificar o valor da turbidez da cerveja finalizada – o restante é efeito automaticamente.

Clarificação de cerveja jovem para fermentação otimizada

Ao ajustar a quantidade de células de levedura na cerveja jovem, nossos separadores mantêm as condições constantes durante a fermentação secundária e a maturação. Melhorar o processo de fermentação secundária dessa maneira resulta em uma qualidade de cerveja consistente.

Nossos separadores também podem ser usados para produzir cervejas sem álcool, dependendo do processo, por exemplo, quando a fermentação é interrompida.

2018-global-service-circle

Design

• Fácil acesso para manutenção
  • Design compacto que economiza espaço
  • Fácil integração em processos existentes
2018-spindle-unit-separator-circle

Rolamento de fuso otimizado

• Transmissão de energia eficiente do sistema de acionamento para o tambor
  • O design básico simplificado reduz o desgaste e os custos de produção

Processamento de grãos da fermentação e desidratação de levedura

Quando se trata de criar um material valioso a partir de subprodutos indesejados, tanto o aspecto ecológico da reciclagem quanto a eficiência econômica desempenham um papel importante.

Os grãos da fermentação produzidos durante a produção de cerveja muitas vezes ainda contêm uma alta proporção de nutrientes e proteína. Este produto pode ser usado, por exemplo, como alimentação animal ou suplemento nutricional. No entanto, é necessário desidratar o máximo possível os grãos da fermentação.

É aqui que a tecnologia da Flottweg entra em cena: Um decanter pode ser usado para desidratar os grãos da fermentação até um teor de sólidos secos de 40%.

A desidratação diminui o volume, reduzindo os custos de descarte e transporte. A desidratação mecânica é a base para outros processos de secagem térmica que transformam os grãos da fermentação em um produto valioso que pode ser armazenado e usado. Quanto mais eficiente for o processo do decanter, menores serão os custos resultantes da etapa de secagem.

Atualmente, a recuperação de cerveja não é mais só sobre a cerveja. Valiosa e rica em nutrientes, a levedura entrou na indústria alimentícia como um suplemento nutricional e fonte de proteína. O Flottweg Sedicanter® é perfeito para essas aplicações, pois a levedura espessa só pode ser desidratada de forma eficaz quando altas forças G são usadas. A levedura é separada seletivamente, formando um bolo desidratado para evitar o desperdício.

upcycling

Reciclagem

O processo de transformar resíduo em material reciclável torna possível agir de forma sustentável e assumir a responsabilidade pelas pessoas e pela natureza. A redução deliberada das emissões de CO2 está se tornando cada vez mais importante para a indústria, pois a transformação de um resíduo de produto em outro produto útil tem um efeito positivo no balanço de CO2.

2018-sales-volume-circle

Economia de custos

A eficiência econômica e a redução de custos agora desempenham um papel decisivo na gestão de empresas de todos os portes. Os decanters da Flottweg são a solução perfeita para economizar recursos durante a eliminação e o transporte.

Beneficiando todos os clientes da Flottweg

experience

Décadas de experiência

A Flottweg trabalha com paixão na fabricação de centrífugas para separação sólido-líquido há mais de 70 anos. Com a qualidade "Made in Germany", impressionamos nossos clientes em todo o mundo com a nossa experiência.

Contact-Sales-Experts

Consultoria individual

Nossa equipe de vendas está sempre à disposição para lhe dar conselhos personalizados. Examinamos seu processo individual para garantir o seu sucesso.

Inhouse-Repair-CMYK-circle

Serviço confiável

Até mesmo as melhores máquinas precisam de serviços de manutenção de tempos em tempos. Temos subsidiárias e representantes espalhados por todo o mundo para ouvir suas preocupações. Teremos o maior prazer em orientá-lo, sempre que precisar de nós.

Productio

Vida útil longa

As máquinas da Flottweg podem ser operadas dia e noite por anos porque são feitas de material de alta qualidade, equipadas com vários recursos práticos e usam tecnologia que define o padrão global.

Para todos os gostos

A cervejaria Rhinegeist Brewery, em Ohio, produz mais de 90 tipos de cerveja com muita paixão e criatividade. Aqui é possível encontrar algo para todos os gostos. As cervejas passam pelo separador Flottweg durante a clarificação.

Ele remove continuamente diferentes quantidades de levedura e lúpulo - para a satisfação dos mestres cervejeiros, como é mostrado neste vídeo.

icon-envelope-big

Você está interessado nas centrífugas Flottweg para a produção de cerveja? Gostaria de saber mais?

Fale ou escreva para nós!

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide