27.03.2022

Prensa de banda aumenta a produção para empresa de sidra de maçã

Uma empresa de produção de sidra de maçã no estado de Nova Iorque triplicou sua produção e diminuiu pela metade sua mão de obra em menos de dois anos, instalando uma prensa de banda eficiente e fácil de operar.

A Minard Farms Beverage Company Inc. é uma fábrica de sidras, de propriedade familiar em sua quinta geração, com 320 acres e localizada no coração do estado da maçã, no Vale Hudson, em Clintondale, Nova York. A Minard Farms realiza a prensagem de sua sidra a partir de uma mistura de maçãs amadurecidas em árvores, colhidas à mão e nunca usa frutas que caíram no chão. Cada prensagem ocorre localmente no pomar e é feita de uma mistura cuidadosamente selecionada de maçãs, que garante um sabor, doçura e cor consistentemente de alta qualidade. A Minard Farms faz a pasteurização rápida ou tratamento UV da sidra, dependendo das necessidades do cliente.

A sidra Minard Farms contém menos de 1/20 de 1% de sorbato de potássio como conservante e tem um código de oito semanas. Ela possui certificado Kosher (Vaad Hakashrus of Crown Heights) e é licenciada em Nova York e Connecticut. Além disso, é certificada pela HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e implementou um plano HACCP 1 ano antes do requisito da FDA (Food and Drug Administration) dos EUA para garantir a segurança.

Com uma produção de um pouco menos de 1 milhão de galões por ano, a sidra é engarrafada na instalação e usada para dois objetivos principais. Um é o produto fresco que é engarrafado nos tamanhos de galão, meio galão e meio litro. O outro lado do negócio é o lado da fermentação - usado para a produção de sidra em algum tipo de processo de destilação que é enviado para o tanque diretamente da prensa.

A Minard Farms realiza a prensagem de sua sidra a partir de uma mistura de maçãs amadurecidas em árvores, colhidas à mão e nunca usa frutas que caíram no chão. A Minard Farms realiza a prensagem de sua sidra a partir de uma mistura de maçãs amadurecidas em árvores, colhidas à mão.

O desafio

Anteriormente, a empresa usava um meio tradicional de prensagem de maçãs. "Nossa máquina era uma máquina horizontal que você enche com mistura", explicou Fred DeMaio, vice-presidente da Minard Farms Beverage Company. "Tratava-se de um processo em lotes. Este processo exigia muito trabalho ao final de cada ciclo, onde era necessário agitar os sacos para tirar a mistura. A máquina que tínhamos rendia cerca de 1.000 galões por hora."

A máquina era enorme e exigia uma mão de obra significativa na operação - geralmente quatro pessoas por turno. Também era necessário cerca de quatro horas de trabalho para limpar o equipamento após cada turno.

"Ao final de um dia de 8 a 10 horas, todos ficavam muito cansados", disse DeMaio. "A prensa ocupava uma grande parte da sala. Ela era feita de carbono e aço e se encaixava no ambiente de produção de alimentos. Muitos agricultores têm usado esse tipo de prensa ao longo dos anos."

A solução

DeMaio pesquisou novas tecnologias e descobriu aprensa de banda da Flottweg.  "Foi muito fácil fazer um cálculo simples para uma prensa de banda de placa, onde o processo é contínuo", disse ele. "Comecei a investigar as tecnologias. Provavelmente existem três ou quatro prensas de banda que os principais fabricantes estão usando. A Flottweg tem a história mais longa e de mais sucesso, seja na filtragem de sucos de frutas ou sólidos de esgoto, a Flottweg tem a melhor tecnologia e o melhor suporte. Descobrimos isso rapidamente."

DeMaio explica que o preço da Flottweg não era a opção mais barata, mas depois de algumas conversas e de ajustar alguns detalhes, o preço se tornou atraente quando comparado ao valor - a economia na mão de obra e a facilidade de uso.  "O que nos atraiu ainda mais foi a profundidade da empresa", disse ele. "O nível de serviços e conhecimentos é muito alto. E o pessoal realmente explicou os prós e contras das prensas de banda."

Durante o primeiro ano de uso da prensa de banda da Flottweg, a Minard Farms aumentou seu rendimento em três vezes e reduziu sua mão de obra em 50%, recuperando o custo da prensa de banda com a economia obtida nos primeiros 12 meses, disse DeMaio.

"Com essa nova tecnologia, temos uma pessoa gerenciando a prensa e uma pessoa gerenciando o fluxo das maçãs", explicou DeMaio. "Uma pessoa pode acompanhar o processo para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente. Agora, o processo realmente não envolve tanto trabalho físico. No final do ciclo, o pessoal têm bastante energia restante para a limpeza, que agora leva apenas duas horas, em vez de quatro. Isso é bom para a disposição e para a produção. Ainda estamos produzindo 1.000 galões por hora, mas, ao final deste ciclo, todos ficam felizes. Com a antiga tecnologia, a retenção de funcionários e a disposição eram baixas."

DeMaio explicou que também existe um valor estético na prensa.  "É mais fácil de limpar porque é toda de aço inoxidável", disse ele. "Quando fizemos a mudança, removemos todo o aço carbono do processo. Como a prensa da Flottweg é inoxidável e brilhante, o pessoal quer cuidar mais dela, até porque ela é mais bonita. Já trabalhamos durante duas temporadas e a equipe se orgulha de trabalhar ali."

Outra vantagem é um recurso de limpeza no local (CIP) integrado. "Podemos conectar a sala de limpeza à prensa, para que ela funcione e limpe praticamente sozinha", disse DeMaio. "Com a prensa antiga, não havia nenhuma capacidade de CIP. Essas máquinas precisavam ser limpas e higienizadas manualmente. Por ser tão grande, a escovação nos cantos e fendas da velha prensa era muito trabalhosa e exigia muito planejamento, muito esforço e muito trabalho. Era muito difícil manter aquela prensa limpa. A nova prensa da Flottweg está sempre limpa e brilhante."

As maçãs são prensadas e trituradas, e o líquido é separado da casca e das sementes. Depois de extrair o líquido, o restante do material é transferido para um caminhão basculante e depois reciclado em ração bovina.

A prensa de correia da Flottweg A prensa de correia da Flottweg

Os resultados

A Minard Farms concluiu seu segundo ano completo de utilização dos equipamentos da Flottweg. "Não tivemos nenhum problema", disse DeMaio. "Tivemos alguns desafios, mas desafios fazem parte. A equipe técnica da Flottweg em Kentucky está sempre à disposição para ajudar rapidamente. Fizemos algumas outras melhorias e, para essas melhorias, também usamos os equipamentos da Flottweg. A equipe realmente me ajudou a pensar sobre o que mais precisávamos, para que pudéssemos obter o tipo certo de equipamento."

DeMaio disse que o equipamento é lubrificado regularmente, mas, fora isso, requer pouca manutenção. A máquina também tem recursos de segurança.  "Quando tudo está no lugar, não temos praticamente nada com que nos preocupar", disse ele. "A correia é retrátil e, caso se afaste muito do trilho por qualquer motivo, há um recurso que desliga a correia. Com a tecnologia de correia antiga, as correias podiam se deslocar e quebrar, e não havia nada que você pudesse fazer a respeito, exceto colocar uma pessoa ali para monitorá-la. Só o fato de não precisar de uma pessoa cuidando da correia já nos dá uma economia."

As partes elétricas e de controle foram fáceis de instalar, disse DeMaio, e a instalação foi realizada internamente. "A documentação fornecida era muito detalhada, o que também foi muito bom", disse DeMaio.

O negócio de produção de sidra de maçã é sazonal. A estação mais movimentada vai de setembro a dezembro, e a prensa de banda da Minard Farms opera em turnos de 10 horas todos os dias, exceto no domingo. Fora de temporada, ela funciona dois a três dias por semana e, ocasionalmente, quatro dias por semana, com turnos de oito horas. Com a nova tecnologia da Flottweg instalada, a empresa de sidra de maçã tem espaço para crescimento. "Esta prensa provavelmente tem uma capacidade de cerca de 4 milhões de galões por ano, por isso estamos usando apenas um quarto de sua capacidade", disse DeMaio. "Se necessário, poderíamos executar um segundo turno, e ainda teríamos funcionários querendo trabalhar naquela parte da planta. Não há dúvidas sobre sua durabilidade e capacidade de lidar com rendimento adicional."

Sobre o autor

Jon Kingston

Jon Kingston tem 40 anos de experiência na indústria de processamento de alimentos e bebidas e na tecnologia de separação.

icon-envelope-big

Você gostaria de saber mais sobre as nossas soluções para a a indústria e a produção de bebidas?

Fale conosco ou escreva para nós!

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide