13.12.2021

Planta proteica com futuro – o tremoço

Tecnologia de separação da Flottweg, um importante pilar no processamento suave de tremoço.

O ano é 2010 – sem grandes anúncios na mídia, funcionários do Fraunhofer Institute fundaram a Prolupin GmbH. Foi o início de uma história de sucesso que, graças à grande inovação e aos parceiros fortes, recebeu o prêmio German Zukunftspreis 2014 (Future Prize). E a Flottweg, em Vilsbiburg, sempre esteve ao lado dos cientistas. Porque apenas as mais recentes soluções de tecnologia de separação podem tornar possível o processamento de tremoço em escala industrial.

A história até agora...

A ideia de usar tremoços para fabricar novos ingredientes para a produção industrial de alimentos surgiu há mais de dez anos. Desde então, os cientistas do Fraunhofer Institute for Process Technology and Packaging têm pesquisado um processo para sua fabricação industrial. O maior desafio para os cientistas foi desenvolver um processo que pudesse ser usado para separar completamente os materiais componentes das sementes de tremoço. Até agora, apesar de suas muitas vantagens, os tremoços não eram interessantes para o mercado do consumidor final, porque substâncias amargas os tornavam desagradáveis de comer. Graças ao novo processo, o odor e substâncias de sabor desagradável podem ser identificados e removidos.

As matérias-primas para os vários estágios do processo de produção de proteínas são Do grão à proteína e fibra

O que são os tremoços?

Os tremoços, também chamados de lupini, constituem várias espécies de plantas na família das leguminosas As sementes de tremoço contêm proteína de alta qualidade, que pode ser usada para substituir a soja importada tanto em forragem animal quanto em alimentos. O alimento é considerado de alta qualidade devido à proteína de alta qualidade e a um percentual muito baixo de gordura. Ele também tem um alto teor de aminoácidos essenciais. Outra grande vantagem do tremoço é que a planta pode ser cultivada na Alemanha, e suas raízes fixadoras de nitrogênio proporcionam uma melhoria natural do solo. Assim, o tremoço é a planta perfeita para uma agricultura sustentável e de fácil utilização.

Solução de separação da Flottweg para o processamento de tremoço em escala industrial Solução de separação da Flottweg para o processamento de tremoço

Como é o processamento do tremoço? – O Processo

Para garantir o sucesso econômico sustentável do fracionamento de tremoço, o rendimento-alvo para todas as frações da semente é superior a 90%. Mas como é possível obter proteínas "sensoriais neutras" a partir do tremoço?

Primeiro, os grãos são revestidos e enrolados para formar flocos extremamente finos. O óleo é então extraído dos flocos usando CO2 super crítico . A uma pressão superior a 74 bar e temperaturas superiores a 31 graus Celsius, o CO2 assume propriedades semelhantes às de um líquido. A maioria dos óleos e seus materiais de acompanhamento se dissolvem nele. Os flocos desengordurados são, então, triturados em tanques de agitação e, em seguida, levados para um decantador Flottweg. O decantador separa a fibra das proteínas. A fase líquida contém compostos amargos, carboidratos, açúcar e outros materiais flavorizantes solúveis. Atualmente, a fase líquida não é usada e, portanto, é descartada na água residual.

A fase sólida, no entanto, é bombeada para outro tanque. Ali, seu valor de pH é aumentado para tornar as proteínas solúveis. A partir daí, a mistura passa para outro decantador Flottweg. A centrífuga separa as fibras insolúveis da fase sólida da mistura. Elas são usados posteriormente na indústria de forragem animal.

A fase clara é colocada em um tanque final e acidificada. Como a substância seca restante representa apenas um pequeno volume, as proteínas podem ser separadas excepcionalmente bem usando um Sedicanter® Flottweg.

Ótimas tarefas para uma máquina pequena

Para processar sedimentos particularmente macios, como a proteína de tremoço, a Flottweg produz uma centrífuga decantadora especial. Sólidos macios ou fluidos não são adequados para um decantador padrão. Apenas o Sedicanter® patenteado da Flottweg pode obter resultados ideais com esse tipo de processamento. Onde um decantador padrão atinge uma aceleração centrífuga máxima de 6.000 g, o Sedicanter®, com 10.000 g, atinge valores até então possíveis apenas com centrífugas de pilha de discos.

"Tomamos a decisão de utilizar o Sedicanter® da Flottweg porque ele combina as vantagens de uma centrífuga de pilha de discos com as vantagens de um decantador. Graças à sua alta velocidade, esta máquina obtém excelentes resultados de separação, ao mesmo tempo em que processa grandes quantidades de sólidos. Isso confere à Flottweg uma característica distintiva clara no mercado", diz Marc Zillmann, Chefe de Produção e Desenvolvimento de Produtos da Prolupin GmbH, justificando a decisão de compra. "A Flottweg também oferece um atendimento ao cliente rápido, acessível e competente, que está ao nosso lado com suporte sempre que necessário", continua Zillmann.

Com seu rotor ajustável, o Sedicanter® da Flottweg pode reagir a volumes de alimentação flutuantes, garantindo ótima resolução de separação. E graças ao design higiênico e à sua capacidade de limpeza no local (CIP), ele é quase predestinado a um papel na indústria de alimentos.

Resumo

O processamento de tremoço é um desafio tanto para as pessoas quanto para as máquinas. Até poucos anos atrás, era impossível usar o tremoço de forma eficiente para a produção de alimentos. Um desafio em particular era a separação de substâncias amargas e fibras em escala industrial. Com o grande espírito de inovação da Prolupin GmbH e a mais recente tecnologia de separação da Flottweg, agora é possível usar tremoços de forma econômica como aditivo alimentar. Para 2016, uma nova linha de produtos será lançada sob a marca "Made with LUVE" (LUpine + VEgan). Entre outras coisas, haverá sorvete de tremoço, uma bebida de tremoço para adicionar ao café e ao muesli, uma alternativa ao iogurte feita de tremoço, sobremesas de tremoço, molhos e até mesmo uma maionese. Esses produtos saborosos serão recebidos com entusiasmo não apenas por veganos e vegetarianos, mas também representam uma alternativa saudável e com alto teor de fibras para muitas outras pessoas.

icon-envelope-big

Você está interessado nas centrífugas da Flottweg?

Fale ou escreva para nós!

Ao formulário de contato   +55 19 3836 5300   Contacts worldwide